sábado, 12 de dezembro de 2015


Cantigas de escárnio e maldizer 

- O sirventês provençal e a satírica trovadoresca.
A satírica trovadoresca sofreu influencia das composições satíricas cultivadas na Provença, que tinha em nome d e sirventês. Havia três espécies:

a) O sirventês moral que ridicularizava a decadência do ideal de cavalaria, a boçalidade dos fidalgos, as leviendades das mulheres, os costumes duvidosos de alguns clérigos,

b) O sirventês politico que ridicularizava a luta dos reis ingleses com os senhores feudais de França, por exemplo.

c) O sirventês pessoal que ridicularizava a vida intima dos indivíduos, sobretudo a vaidade ridícula dos jograis.
Ao tomar contacto com a estética provençal, os nossos poetas começaram a satirizar os mesmos tipos e pelos mesmos processos. As produções literárias desta espécie chamamos cantigas de escárnio e maldizer.

- Divisão e variedade da sátira trovadoresca.
A arte de trovar distingue duas modalidades de sátira: cantigas de escárnio e cantigas de maldizer .

a) cantigas de escárnio são as que ridicularizavam alguém com palavras simuladas, de dois sentidos (ambíguas).
Não encontramos aqui uma palavra só ofensiva directamente.

b) Cantigas de maldizer: são as que ridicularizam alguém com as palavras claras e directamente ofensivas. As frases exprimem maledicência claramente e em sentido próprio.
A sátira trovadoresca é constituída, na sua maior parte, por cantigas de maldizer.

-Variedades

Consoante a temática ou a forma, as cantigas satíricas e trovadoresca recebem os seguintes nomes:

a) joguete de arteiro- composição de escárnio propriamente dita.

b) risadilha- composição paradiada de outra poesia do qual adopta a musica e a rima.

c) cantiga de seguir- composição parodiada de outra poesia da qual adopta a musica  e a rima,

d) tensão- composição dialogada entre dois trovadores que se contradizem.

- Características da sátira trovadoresca.

A sátira do período trovadoresca reveste-se das seguintes características:

a) é concreta e particular. Na verdade, são muito raras as cantigas que visam defeitos de carácter geral e de um modo abstracto, com a mentira, a luxúria, a inceceridade avareza. Não atacam o vicio em si, atacam pessoas particulares que se revelam mentirosas, cobardes, sensuais ou avarentas.

b) é fundamental de carácter social. Como mais tarde fará Gil Vicente, os trovadores satirizavam tipos sociais. Assim, vemo-los criticar:
- membros do clero com comportamentos pouca edificados;
- nobres cobardes e empobrecidos;
- os vários ofícios ( jograis militares );
- os vilãos

c) é , em parte, muito obscena. Deparamos em muitas composições satíricas com obscinidades de realismo cru.

- Alguns temas.
Bem atentas ao que se passava no seu mundo, os trovadores soltaram gargalhadas em torno de muitos factos e costumes escandalosos da época:

a) a entrega dos castelos ao conde de Bulònha, por parte de D. Sancho II, o que muito desgastou alguns membros do clero e da nobreza.

b) as pretensões dos poetas pobres e humildes. A arte trovadoresca era mais aristocrática do que à primeira vista parece. A cultura era então apanagia pelo clero, os nobres podiam dar-se ao luxo de a procurar, os plebeus é que não. Porém, acontecia , uma vez ou outra, que um pobre jogral concebia a ideia de se meter a poeta, para ganhar a vida e as honras. Tal atitude não era aprovada pelos trovadores nobres que o criticavam de todas as formas.

c) a vida duvidosa dos soldadeiros. Estas mulheres eram quase sempre de moral duvidosa. Os trovadores não as poupavam.

d) amores entre fidalgos e plebeias. Os preconceitos sociais do mundo medieval não viam com bons olhos os entendimentos amorosos entre fidalgos e plebeias.

e) a ambição dos pretenciosos. Também é feita uma critica aos que desejam aparentar um estatuto social superior àquele em que se integram.

f) as mentiras de amor. Por vezes, critica-se os que morrem de amor, acabando sempre por ressuscitar e por continuarem cada vez mais vivos neste mundo de hipocrisias.

g) o desconcerto do  mundo.

h) outros temas.

Além das pessoas atingidas a que fazemos referencia, a sátira trovadoresca visa cuinda:
-fidalgos preputentes;
-fidalgos pelintras;
-alguns membros do clero;
-trovadores e jograis.  

      

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