A Cantiga de Amigo
-O emissor é uma rapariga apaixonada que tomando como confidente a mãe,as amigas ("manas") e a natureza ,exprime o seu drama sentimental ("cuidado"), devido a ausência do amigo ou namorado,que partira para combater os Mouros ("ir no ferido", "ir no fossado"), ou acompanhava o rei ("en cas d´el-rei "), actividades que reflectem a Reconquista cristã e consequentemente as circunstancias históricas em que se formou Portugal.
-As cantigas de amigo ou "cantigas de mulher" testemunham a existência, no Noroeste da Península Ibérica, de um lirismo autóctone e popular , anterior a introdução da influencia provençal.
-Resultando do aproveitamento estético da tradição galego-portuguesa, a cantiga de amigo de molde popular obedece a uma estrutura estrófica e rítmica que lhe imprime musicalidade: é a paralelística perfeita.
Simbologia/Elementos simbólicos
Cabelo- sendo a cabeleira uma das principais amas da mulher,o facto de estar à mostra ou escondida, atada ou desatada, é frequentemente um sinal de disponibilidade, de entrega ou de reserva da mulher.
A noção de provocação sensual ligada ao cabelo feminino esta igualmente na origem da tradição cristã segundo a qual a mulher não pode entrar na igreja com a cabeça descoberta.
Cervo- (gamo, gazela, ou veado)- pelas suas longas hastes, que se renovam periodicamente, o cervo simboliza a fecundidade cujo ritos de crescimento.
Fonte- A fonte está associada à agua, símbolo da origem da vida. Pelas suas aguas sempre novas, a fonte simboliza o perpetuo rejuvenescimento.
Os temas a relevância documental das cantigas de amigo.
- É costume classificar as cantigas de amigo, segundo os temas, em bailados ou bailas, cantigas de romaria, marinhas ou barcarolas.
-Podemos acrescentar cantigas de fonte, de cenas venatórias, de amiga e mãe, de amiga e amigos ( as vezes designadas como "irmanos"), de despedida, etc.
- Existe um grande número de cantigas onde fazem referencia a romarias que se podem localizar na Galiza ou no Minho.
-As cantigas eram, muitas delas, inspirados no ambiente marítimo (mar, ondas, barcos partindo e chegando).
-Nas bailias o carácter é muito castigo, porventura representantes do estrato histórico mais antigo porque é mais difundido na Europa.
-Os poetas conseguem dar com vivacidade os diversos estados da mulher namorada, no decorrer da intriga sentimental. Os sentimentos exprimem-se de modo muito vivo.
-As mulheres ora são ingénuas, ora experimentadas, ora compassivas e indignadas- a piedade, ora astutas e calculistas.
-Os trovadores deixaram nestas poesias o resultando de uma experiência ampla da vida sentimental.
As Pastorelas
- É discutível a inclusão das pastorelas entre as cantigas de amigo, embora o ambiente seja rústico, nota-se, em algumas composições, uma evidente intenção artística, bem como a influencia da temática trovadoresca , características que denunciam a origem provençal. É ainda, geralmente, o cavaleiro que inicia a cantiga, declarando o seu amor à pastora. No entanto, este género fundiu-se entre nós com certos elementos autóctones-comunhão com a natureza, simplicidade e recato da rapariga solteira, atenção à realidade objectiva.
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