quinta-feira, 10 de dezembro de 2015
A poesia Trovadoresca galego-portuguesa
1-As Origens
-Os jograis eram poetas e músicos profissionais , muitos deles antigos clérigos que se exibiam em feiras e romarias . Eram também recebidos e acarinhados nas cortes dos Reis e dos senhores.
-Durante o século XI , no Sul de França , apareceu nas cortes dos senhores uma poesia de amor.
-A poesia tinha o nome de poesia provençal ou trovadoresca . Entre os factores que contribuíram para a divulgação da poesia na Península Ibérica contam-se as alianças matrimoniais de príncipes com princesas provençais ou francesas.
-Colaborando na reconquista ou na colonização do território recuperado aos mouros ; os contactos comerciais e as grandes peregrinações.
2-Os textos e os géneros
-A poesia era divulgada oralmente em espectáculos da Igreja ou da ermida ou ainda na corte dos senhores ou do rei.
-Eram cantadas pelos jograis,muitas vezes eram acompanhadas por danças.Essa poesia era destinada ao entretimento.
-As composições existentes receberam o nome geral de cantigas dado tratar-se de poesias para ser cantada.
-Conhecemos através de um tratado anónimo a Poética Fragmentada ou Arte de Trovar anexa ao "Cancioneiro da Biblioteca Nacional",os três géneros maiores ai definidos que são as cantigas de amor , as cantigas de amigo e as cantigas de escárnio e maldizer.Os dois primeiros tipos envolvem temática de carácter sentimental, e os outros tipos envolvem uma temática satírica.
3-Os Cancioneiros
-Para além das "cantigas de Santa Maria"(420 textos de tema religioso) três cancioneiros manuscritos, o "Cancioneiro da Ajuda", o "Cancioneiro do Vaticano"e o "Cancioneiro da Biblioteca Nacional".Os nomes dos cancioneiros designam o local ou biblioteca onde se encontravam;o primeiro no Palácio Nacional da Ajuda e os outros dois nas bibliotecas do Vaticano e Nacional de Lisboa.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário